A cria mais velha é mestre


Embora haja mestres com fartura, este é diferente, é cá de casa.

Com o apoio dos progenitores, do mano, da família periférica, da família Tila, de professores, educadores, outros agentes educativos, amigos, amigas, o piriquito branquinho e o peixe das postas, (já morreram), e ainda do cão e do gato, caso houvessem, e com o patrocínio da porto editora, edições asa, texas instruments, hp, insys, staedtler, pelikan, tazos, super bock, sagres, bombai, hendricks e xotes e xotinhos…, a cria mais velha concluiu com sucesso dezassete anos de livros e sebentas às costas.

Uma catrefada de gente com o menino ao colo. E o menino soube aproveitar o colo, e com todo o mérito, presenteou-nos com um final de um ciclo académico simplesmente acrobático. Com um quadruplo mortal empranchado e com uma recepção ao solo em pino. Sem mexer nem balancear. Perfeito.

Quando esta cria entrou para a UTAD os progenitores tinham que dizer qualquer coisa. Fazia parte dizer qualquer coisa, o filho ia para longe, lá se ia o cordão umbilical bla…bla…bla…e era da praxe dizer qualquer coisa.
A mãe disse mais que eu. Mas as mães dizem sempre mais. E pensam que nunca dizem tudo.

Eu, lembro-me de ter dito:

Filipe, um gajo que vá para universidade, e que passe todo o tempo a marrar, a marrar, (sabia que não era o caso) que não vê mais nada se não marrar, que acaba o curso com notas fabulosas porque teve umas palas de burro… é um tótó, um betinho… que não percebe nada disto…

Um gajo que só pense em copos e borga, que falte as aulas, e que a sua vida é estoirar o graveto dos pais, e acabe o curso com 7 ou 8 matrículas, é um otário e que não merece o lugar que devia ser de outro e não respeita os pais.

Um gajo que vá às praxes todas, que se sociabilize, que apanhe umas cagueiras com vomitanço ou sem vomitanço, que “perca” (ganhe) noites na noite, que não falte às aulas (nem que tenha de ir com óculos escuros), que durma onde for mais favorável, que crie amizades e deixe amizade…e conclua o curso nos anos previstos, é um gajo com apreço por todos. 

É um gajo digno de se lhe tirar o chapéu!

Tiramos-te o chapéu, e com vénia!
Parabéns e Obrigado, Filipe!


1 comentário:

Unknown disse...

És cá dos meus! parabéns