então? tudo bem?


Então? Tudo bem?
Tuuudo!
Ou,
Tudo bem! Obrigado!

Cruza-mo-nos com pessoas que fazem parte de nós, com esta saudação, tipo “bom dia”, mas um bocadinho mais interpelativa e que mantém uma ligação mais estreita, mais de confiança com os intervenientes. Sinal que somos conhecidos, que fazemos parte das rotinas do dia ou, que somos amigos.
Acontece frequentemente em qualquer espaço: café, restaurantes, centros comerciais, ruas, bairro, trabalho…
Uma saudação que não implica paragens, nem tempos para conversa, não há tempo a perder ou porque não dá muito jeito falar agora com aquele gajo, ou porque o gajo é um chato  e uma seca ou, porque tenho uma tarefa a realizar e não posso perder tempo.
É uma saudação politicamente correta tipo “via verde”!
A resposta é sempre, quase sempre, “tudo bem” porque quem responde também sabe que é assim que está instituído.
Quase ninguém diz que está mal nestas circunstâncias. E às vezes sabe Deus como um gajo vai todo deteriorado.

E se acontece assim:
-Então? Tudo bem?
-Não! Tou todo esbardalhado!
Ops!...
Pronto, só me faltava isto, agora tenho de parar, tenho de o ouvir, para…para… sei lá o quê!!!
E logo agora!
Só a mim!
Este gajo encravou isto tudo.

Mas, embora raramente, também pode acontecer:
- Vá, vamos lá conversar. Tudo se resolve!

Bom dia ou, boa tarde ou, boa noite!

Abraço.

Sem comentários: