cristão

Mais importante que as manifestações de ostentação dos cristãos, seria bom que cada cristão no seu local de trabalho ou lazer, na sua relação com as pessoas, com a natureza e com as coisas conseguisse desenvolver e aplicar como forma e prática de vida os valores expressos no cristianismo. Que são muito bons!

O que assisto e observo são cristãos, alguns de Bíblia na ponta da língua, possivelmente com uma cruz ao peito e outra nas costas, um tercinho no bolso, ou dois ou três, assíduos à missinha dominical, e depois desenvolvem práticas diárias, nas relações com as pessoas e com as coisas, que não tem nada, mesmo nada de cristianismo nem doutrina social.

E mais grave, na minha opinião, são os cristãos que ocupam lugares influentes na sociedade: instituições, organizações, empresas e que poderiam aproveitar a oportunidade para, sem mostrar o terço ou a biblia, desenvolverem boas práticas laborais, humanas e socias, enquadradas num bom profissionalismo e competência.
E que observo eu?
Parecem lobos famintos na luta pelo poder e/ou pelo dinheiro, “no quero mando e posso” e cumprem “religiosamente” a hierarquia e o código deontológico.
Depois é vê-los na missinha dominical como cordeiros com um ar muito celestial.

Eh pá! Façam opções!
Deus não vos cobra nada, nem vos obriga a nada!
Se querem ser cristãos assumam-no e saibam ser cristãos.

E como diz o meu amigo Miguel Conde:
Anda por aí muito cristão que pensa que é, e não o é.

Anda por aí muito cristão que pensa que não o é, e é.

2 comentários:

Anónimo disse...

Palavras tão certeiras nesta sociedade encapuçada de democracia feudalista.
Verdade palavra a palavra.

lucia batista disse...

Que a verdade seja dita...